26/02/2014

RESGATANDO O QUE FOI PERDIDO ::: Lucas 15.8-10

            Essa parábola de Jesus fala do pecador que se arrepende. Mas, dentro desta parábola, podemos tirar alguns princípios para resgatarmos em nossa vida, aquilo que foi perdido, assim como o pecador.
            A importância daquela dracma estava no que ela representava: uma aliança da esposa com o seu marido. Hoje nós usamos aliança no dedo, mas naquela época, o símbolo de uma mulher casada era um colar ou uma tiara contendo 10 dracmas.
            O fato daquela mulher ter perdido uma dracma era de tamanha importância, pois cada dracma valia muito (um dia de trabalho). E muito mais do que valor financeiro, possuía um grande valo sentimental, pois era símbolo da sua aliança e de seu amor para com seu marido.
            O que foi perdido na sua vida? Foi a família, casamento, seu relacionamento com Jesus, seus sonhos, filhos, dinheiro, emprego, saúde, paz, etc. O que você perdeu que possuía um grande valor para você?
            Vejamos na Palavra, que princípios aquela mulher praticou que trouxe sua dracma de volta. Através desses princípios, podemos resgatar em nossas vidas o que foi perdido.

1.      VIVA NA LUZ – “acende a candeia”;
      Deus é luz e está na luz. A Palavra nos orienta a andarmos na luz (I João 1.7). Mas, o que é andar na luz? Andar na luz é andar em verdade! Acharemos o que foi perdido quando andarmos em verdade. Não adianta nos enganarmos. O engano só atrapalha nossa vida, mas na verdade existe libertação e resgate.

2.      LIMPE SUA VIDA – “varre a casa”;
      Enquanto não limparmos nossa vida das coisas que nos atrapalham, ficaremos com a nossa dracma perdida.
      Limpar a vida é dar uma faxina em nosso interior jogando fora tudo aquilo que só está atrapalhando. Não adianta jogar lixo embaixo do tapete. O apóstolo Paulo nos ensina que para avançarmos devemos deixar as coisas que para trás ficam. Devemos perdoar, pedir perdão, abandonar os erros e pecados e seguir em frente!

3.      SEJA DILIGENTE – “procurou diligentemente”;
      Ser diligente é fazer as coisas como devem ser feitas. É procurar com o verdadeiro desejo de encontrar.
      Infelizmente muitos estão querendo que os outros procurem para eles, mas não é assim. A procura tem que partir de quem perdeu.
      Ser diligente é dar e fazer o seu melhor e não dar uma “maquiada na faxina de sua casa”.

4.      PRESERVE SUA VIDA – “tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas”;
      Muitos não encontram o que foi perdido em sua vida pois envolve gente demais! Nunca envolva em sua procura, sonhos, projetos, família, etc., pessoas que não podem ajudar você. Ex.: A mulher e Eliseu – II Reis 4.17-37; Naquela situação de morte, apenas Deus podia ajuda-la. Seu marido não podia, Geazi não podia, apenas Deus representado pelo profeta Eliseu;
      O grande problema da fofoca é que, quem conta para os outros, recebeu a informação da própria pessoa que está passando o problema;

5.      AGRADEÇA – “alegrai-vos comigo”;
      Ela deu seu testemunho somente quando a vitória estava em suas mãos!
      Tenha um coração agradecido e verás grandes coisas de Deus ser restituídas em sua vida.

            Mas, um detalhe: Talvez a dracma seja você! Talvez você não perdeu algo, mas está perdido! Eu creio que o Senhor Jesus irá encontrar você! Sua hora vai chegar, sua promessa vai acontecer, Jesus vai encontrar você e te colocar no lugar que você deve estar. Acredite!


Pr. Leonardo Alcântara

Nenhum comentário:

Postar um comentário